sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como recomeçar após o término de um relacionamento?

Posted by O amor está na rede On 11:42 29 comments

Oi, amigos!

"Por que é tão difícil recomeçar?" - quem nunca ouviu esta pergunta ou nunca a fez?

Há uns dias, dei consultoria a uma moça que havia acabado de sair de um relacionamento, mas não por vontade própria.

Ela tem seus trinta e poucos anos e me disse que o mais difícil agora era recomeçar, ou seja: sair com amigos para ver se conhece alguém num bar, festa e afins, cadastrar-se num site de relacionamentos... Enfim, voltar a procurar alguém. E ela afirmou: "dá uma preguiça, um medo"... e não dá mesmo? É muito difícil tirar um ser humano da inércia de uma situação. O novo quase sempre assusta.

Como recomeçar?

Em primeiro lugar, você não deve se forçar, logo de início, a procurar outro relacionamento. Há o tempo de "luto", em que você precisa sentir a dor da perda, entendê-la e superá-la. Só assim você poderá seguir adiante mais fortalecido.

Em segundo lugar, você deve se abrir mais, mas de forma gradativa. Sair com amigos apenas para se divertir (não para "caçar"), fazer coisas de que você goste, mas que não fazia há algum tempo (sair para caminhadas, curtir a natureza, viajar, ir ao teatro, por exemplo), matricular-se num curso que sempre quis fazer, mas não tinha tempo sobrando (agora seus finais de semana ficarão bem vazios e é ótimo preencher este espaço com coisas que agreguem algo à sua vida!).

Finalmente, apenas quando você se sentir bem é que poderá recomeçar. Por que é tão difícil? Por que dá medo e preguiça? Para muita gente, isso acontece porque é ruim lembrar do tempo em que estava solteira e ia para a balada à procura de alguém e voltava para casa no "zero a zero". Para outros, porque a timidez não lhes permite "chegar em alguém" na balada. Tem gente que tem preguiça de se arrumar para sair e acabar voltando para casa com a sensação de que a produção não valeu a pena. E o medo de não ser aceito, de não se sentir bonito/a? Enfim, as razões são inúmeras, mas vale lembrar que a fase da conquista também é uma delícia e que novas oportunidades estão aí o tempo todo: basta deixarmos que elas entrem em nossas vidas!

Não, ele não era o último homem do mundo e muito menos o melhor - por mais que pareça assim no momento. Não, ela não era a mais honesta e nem a mais bacana. E, muito menos a mais bonita. Portanto, cuide primeiro de si, para depois deixar alguém entrar na sua vida: e pela porta da frente!

Como Frejat, eu desejo que você tenha a quem amar (mesmo que não seja tão cedo) e quando estiver bem cansado (de procurar)... ainda exista amor (e força) pra recomeçar... :-)

Leia aqui também o que você não deve fazer após o término de um relacionamento: "Fim do relacionamento: 10 coisas que você não deve fazer!".

Beijos de Erica Queiroz; O amor está na rede!!!

29 comentários:

É muinto dificio seguir a frente amando alguem, e sabendo que não da certo pelo fato de sermos diferentes em tudo............ Não estou aguentando.......... Não sei o que fazer..........

Olá, Cléia.

O início é muito difícil mesmo. Tire um tempo para si se precisar, tire férias, se puder, ou encontre muitos amigos e divirta-se com eles. Você verá que o tempo cura tudo!!! Só não fique em casa sozinha choramingando...

Beijos,

Erica

È MUITO DIFICIL MESMO, EU SAI DE UM RELACIONAMENTO A 4 MESES, NÃO POR VONTADE MINHA, ESTOU NAMORANDO OUTRA PESSOA, MAS AINDA SINTO MUITA FALTA DO MEU EX, AINDA O AMO. MAS ESTOU TENTANDO ME ENVOLVER COM ESSA NOVA PESSOA, MAS CONFESSO QUE AS VEZES ACHO QUE NÃO VAI TER JEITO E QUE NUNCA VOU ESQUECER MEU GRANDE AMOR.

Meu casamento esta acabado há muito tempo e eu tenho a certeza q não quero ele pelo resto da vida, mas a comodidade faz com q o tempo se prolongue, estou casada há 4 anos e meio, não possuo mais vida sexual (da minha parte - vontade), nunca saimos de casa devido o ciúmes dele... mas mesmo assim continuo com ele, estou tentando criar coragem... mas a comodidade, o medo... tudo parece que complica, infelizmente estou perdendo meu tempo e fazendo com q ele perca seu tempo. É difícil...mas um dia consigo!

Realmente, é dificil mesmo.

Eu acabei de sair de um relacionamento, e por mais que não tenha sido tão MARAVILHOSO como eu queria, eu sinto falta. Não sinto falta dele, e sim dos momentos que passei com ele, eu fugia da rotina, e agora voltei pra ela.
Só o tempo pra fazer com que eu ache uma nova forma de fugir da rotina, e não é saindo, forçando a barra, pegar geral, que eu vou conseguir.

Enquanto isso, é dificil esquecer, mas bola pra frente, e se você é hetero evite baladas gays, vai por mim, só piora as coias...kkkkkk - experiência própria.

E ficar em casa as vezes é bom, pra refletir, pensar em você, no que aconteceu...
No final da pra tirar uma lição disso tudo, se não foi é porque é passageiro,se tiver que ser, será e nunca é tarde pra recomeçar.

Tudo de bom e energias positivas pra quem estiver recomeçando como eu!

beijão

@Anônimo da postagem das 18h09 do dia 13,

Olha, tentar usar outra pessoa para esquecer um ex não vai adiantar nada: você só se frustrará e, pior, frustrará uma pessoa inocente que não tem nada a ver com o seu problema com o ex. Pense nisso, antes que mais gente se machuque!

E lembre-se de que só o tempo cura feridas abertas - mas é claro que você tem que dar uma forcinha, né? Ficar só esperando e sofrendo não adianta nada!

Abraços,

Erica

@Anônimo das 19h51 do dia 14,

Querida, se a coisa está tão ruim assim, você tem mais é que criar essa coragem e pular fora. Se vocês tivessem filhos (que, pelo tempo que estão casados seriam muito pequenos), eu até entenderia um pouco da comodidade. Mas se estão juntos há apens 4,5 anos e o relacionamento anda tão mal, busque a sua liberdade e seja feliz!

Beijos,

Erica

@Anônimo das 23h31 do dia 14,

Querida, há o tempo de "luto" (vivência da perda), há o tempo do reconhecimento (de si, do outro e da relação), o tempo de paz e o tempo de estar pronto para um novo relacionamento!

Vi que você já percebeu isso e te desejo boa sorte no recomeço!

Beijos,

Erica

Sai de um relacionamento forçada pela familia dele, sofri muito e culpei muita gente, até que descobrir que ele e que queria sair do relacionamento e usou a familia para nos separar: conclusão hoje vejo o canalha que ele é, e sinto pena e desprezo por ele, mas sofro pois mim sentir usada financeiramente, agora peço justiça divina. voltei para a solidão e estou triste com os acontecimentos.

Olá!

Olha, se o cara não teve nem coragem de assumir que queria terminar o relacionamento, vc deveria agradecer por estar longe dele. Um dia isso vai passar e vc vai ver que ficou bem melhor sem ele, pode apostar! Abra espaço para alguém melhor entrar em sua vida!

Abs,

Erica

meu casamento nunca foi legal muitas mentiras da parte dele, nunca fizeram que eu confiasse nele, tenho a certeza de que nunca vai mudar,mas tenho medo e falta de coragem de recomeçar,tenho uma filha com ele, sera que a separaçao vai prejudicar a vida da minha filha de 6 anos?

estou passando por um momento dificil to saindo de um relacionamento que ja nao da mais certo ,onde nem o dialago resolve.o mais dificil e ouvir que fica com outras mulheres aslegando nao ter em casa... sendo que sempre estive pronta sempre que ele quisesse independentimente da minha vontade.ele fala que ainda me ama ,nao acredito pois o verdadeiro amor ele resiste a qualquer tentacao,nunca o trai,mas espero encontrar alguem para juntos prosseguimos.

Érica, realmente ler sua postagem deu uma aquecida no meu coracão que anda tão gelado... eu estou num impasse com uma menina... ela terminou um casamento a uns 4 meses, estamos ficando a 3 meses e ela ainda nao sabe bem o que quer... agente fica mas ela ainda não sabe se quer se envolver, se volta pro cara... eu não quero ser uma opcão.. meu coracão esta muito entregue e sinto que vai doer mais se ela me largar mais pra frente..

Que Deus te abencoe Érica, e parabéns pelo post!

@Anônimo Nov 19

Olá! Olha, é óbvio que qualquer criança sofre muito com a separação dos pais, mas não é melhor criá-la num lar com amor (mesmo que sejam dois lares), do que num cheio de mentiras e frustrações? As crianças são muito sensíveis e sabem quando as coisas não vão bem. Pense nisso!

Abs,

Erica

@Anônimo Jan 2

Se o relacionamento é tão ruim, cheio de mentiras e não se pode conversar, já diria que é melhor mesmo sair dele.

E com isso, então: que falta de respeito é essa de dizer que pega outras mulheres porque não tem em casa? Uma pessoa dessas não merece nem perdão!

Você vai encontrar alguém legal, sim. Mesmo que demore, não desista!

Boa sorte!

Abs,

Erica

Oi, V.N.,

Quando a pessoa está indecisa, quem mais sofre é quem está esperando por ela. Concordo que é melhor sofrer agora do que depois, quando já estiver bem envolvido.

O melhor é deixar que ela decida o que quer e só tentar algo se o coração dela ficar realmente livre.

Que bom que você encontrou tanto conforto no meu post!

Abraços,

Erica

Oi, bom namorava a 5 anos e sempre fui muito insegura se realmente ele gostava de mim ou não (isso acho a são resquícios de um namoro anterior meu do qual fui muito traída). Sempre fui muito carinhosa porém nunca fui muito de falarme o que sinto, mesmo de bom ou de ruim. Quando sentia ciúmes era um sacrifício pra falar...Aí só depois de muito ele tentar e que eu dizia o que me fazia ficar tão calada ou diferente. E e um modo ou de outro, nós poucos brigamos durante todo o namoro, nós víamos em praticamente todos os dias e eu nunca fui de prender ele, nem ele de me prender, apesar de a as vezes sentíamos ciúmes um do outro. A um ano mais ou menos nossas rotinas mudaram. Ele se mudou para trabalhar e eu terminei minha faculdade. E antes mesmo de eu terminar meus estudos ele resolveu terminar e dentre várias coisa disse a poderia ser tarde demais. Antes de chegar a isso, eu cheguei para ele e falei a eu tinha pensadomáa possibilidade de morar com ele. Além, falei sobre vários planos a eu tinha pra minha carreira. E quanto a dele, ele disse a não sabia muito o a fazer. Não sané o que quer pra si. Sei que após 1 mês do fim procurei ele e disse a não acreditava tudo houvesse acabado e sem moricos claros. SEmpre resolvemos nossas coisas juntos, sempre quem começam as brigas era eu, mas quem mostrava as respostas era ele e assim resolvemos juntos. Após 2 meses conversando só por telefone nós vimos na minha festa de formatura e no outro dia marcamos de conversar....

eu sai de um relacionamento ou seja casamento quero saber oq faco

Anônimo 12 Fevereiro:

Se passar por aqui novamente, conte o final da história para nós e diga qual a sua dúvida.

Abs,

Erica

Anônimo 02 Março,

O post é exatamente sobre dicas de como recomeçar. Dê outra lida nele que poderá se inspirar.

Abs,

Erica

Anônimo 04 Março,

Imagino que esteja doendo demais, principalmente depois de ter investido tanto tempo em uma relação. No entanto, se o cara fez isso com você, ele merece o seu amor, o seu respeito? NÃO! Você tem que ficar feliz por ter se livrado dele depois de 5 anos, porque seria muito pior se você tivesse perdido 10, 15, 20 ou mais anos da sua vida com ele.

Você vai deixar de comer, vai parar no hospital por causa de alguém que não merece e não está nem um pouco preocupado com você? Levante essa autoestima e se dê valor!

Logo isso passa e você vai adorar estar viva e se sentir viva. Pode apostar! E vai se apaixonar de novo (talvez várias vezes)...

PS: se arrume, saia com as amigas e conheça gente nova. Evite ficar só.

Abs,

Erica

Boa noite ! Gostei muito do seu post. Terminei um relacionamento de um ano por causa da imaturidade do meu ex ( 33 anos e nao sabe o que quer da vida!). No começo sofri muito mas eu penso muito no futuro, como ficar com uma pessoa que nao sabe o que quer da vida ? Saio todo final de semana com meus amigos, exclui ele do meu facebook, do meu celular... Quem nao é visto não é lembrado concorda ? Hoje faz um mês que terminei mas estou bem melhor, nao estou procurando ninguém, tudo tem seu tempo ... Um abraço.

Eu acabei de sair de um relacinamento, um casamento de 5 anos, com uma filha de 2 anos !!!! E outra que ele ajudou a criar desde de um ano e que hoje está com 6. Meu casamento nos primeiros 6 meses foi maravilhoso... eu amava ele, mais ele me traiu, com a sua propria tia... foi um choque pra mim... mas eu perdoei...seguimos em frente...ele sofreu um acidente de moto, ficou internado um mes, eu larguei tudo pra cuidar dele... ele mudou muito...depois de dois anos , ele se recuperando novamente ele teve um AVC e eu cuidei novamente... mas de nada adiantou... ele nao coversava mais comigo, tudo o que eu falava dava discussão... ele me traia....ate que eu decide que nao dava mais... e ele tb percebeu.... mas ta doendo muito... donendo muito

eu comecei um relacionamento com um menino e eu nao gostava muito dele aí eu ficava de arreganho com ele tipo ficava batendo nele toda hora e ele pedia pra parar só que eu iguinorava e continuava e um dia agente estava brincando e eu dei um tapa nele e doeu e ele pediu pra mim parar e eu não parei e ele disse q ali foi a gota d'água e terminou tudo comigo
e hoje eu me arrependi completamente sinto falta dele e não sei como recomeçar o meu relacionamento com ele

Ola 19 anos, eu namorei por 11 meses e meio, e logo no começo ja começamos errados , ele não me dava atenção, (acho que e porque fui a unica namorada dele), dai tava tão carente que comecei a conversa, por um tempo quando me vi acabei ficando com ele , me arrependo muito , tanto e que quando fiquei com ele , não o procurei mais, ele não soube e deixe pra la, mas depois veio meu ex namorado agente começou a conversa pelo face, mas sem segunda intenções era conversa , que tava com saudade de conversa comigo e tal , só que depois meu atual namorado descobriu e acho que eu trai ele , dai percebi que ele era mais ciumento do que eu imaginava , comecei a esconder as coisas dele a mentir , mais parecia ser pior ele depois de um tempo sempre descobria. Ele me fez escolhe entre ele e meus amigos, me fez me separa por completo de todos do meu passado , trocou meu chip , eu não podia abraça nenhum homem da minha família, eu só sair de casa com ele , nõ podia sair com minhas amigas, não podia fica na frente de casa conversa com homem nenhum , nem na rua se eu encontra-se um amigo , eu passasse direto e nem falasse, olhava meu celular todos os dias, e eu nem me importava , dai quando foi agora em fevereiro , ele chega na minha casa e diz que prefere acaba porque ele não senti por mim o mesmo que sentia antes, que não aguentava mais as minhas mentiras, que era melhor assim pois não ia consegue fica apenas comigo; dai quando foi no outro dia ele vem na minha casa conversamos e tal , no sábado formo juntos pra um aulão e quando sairmos conversamos sobre nos dois, dai eu disse que tinha indo pro cinema com minha prima ele ficou com ciumes, e disse que ainda gostava de mim e que queria fica comigo mais minha família não deixa , e eu não consigo mi liberta dos meus amigos... O que eu faço ?? ele que fica comigo e tal , mas se algum dia ele encontra alguém eu saberei ... Estou numa duvida grande se fico eu se deixo ele de vez... eu o AMO muito ... me ajude por favooo

É difícil entender o amor, quando se ama de verdade não a jeito , se não tentar ou melhor se declarar, mais hoje em dia o amor está em segundo plano. Terminei uns 7 meses e ela sempre que termina e deppis pede pra voltar hj em dia de tantas brigas por parte dela, não sinto falta da sua cabeça sim do seu cheiro, até estou me envolvendo com uma pessoa que me da valor que merece mesmo que seja por pouco tempo pois moramos em cidade separada.

Quando a gente ama alguém de verdade
Esse amor não se esquece
O tempo passa, tudo passa, mas no peito
Esse amor permanece,,,,,

Você precisa tomar coragem, amiga. Você deve ser linda, simpática, inteligente. E a não for nas disso: dane-se. Você é você mesma. Merece alguém que lhe respeite, entenda e a ame. Continuando em um relacionamento que não da certo você está só adiando o inadiável, e impedindo que o amor de sua vida lhe encontre. Terminei um relacionamento de 2 anos, está sendo bem cruel. Mas eu tenho a certeza que sou jovem, e vou achar alguém certo ainda. Melhoras e toma coragem guria

Dizem por ai que quem é um bom filho será um bom esposo, então se ele não é um bom esposo, porque seria um bom pai ? Toma coragem mulher. Você é guerreira e consegue. Tenho certeza que a sua filha irá entender quando for mais velha. E nada disso vai separar ela do pai e sim vai aproximar você do Real amor da sua vida

Homens realmente ligam muito pra carne. As vezes esse não é o maior dos problemas. Se arruma, sai de casa, vai pra alguma festa, arranja outros amigos, se cuida, pele, cabelo, corpo principalmente. Você vai ver que logo logo ele vai ver o que está perdendo. E se mesmo assim ele não der valor. Ai querida, pode deixar que vão ter milhares querendo estar no lugar desse babaca.

Postar um comentário