segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Valentine's Day - Dia de São Valentim - 14/02!

Posted by O amor está na rede On 10:26 4 comments


Olá, amigos!

Como hoje é dia de São Valentim, o Dia dos Namorados em diversos países, resolvi escrever um post contado as origens da data e por que no Brasil ele é comemorado em 12 de Junho. O material foi copiado da Wikipedia. Tenho certeza de que vão adorar!!!


O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada no dia 14 de Fevereiro.


História



A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.


O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Data no Brasil


No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim - que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de Fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

Happy Valentine's Day!!!

Beijos de Erica Queiroz; O amor está na rede!!!

4 comentários:

Olá minha coach e amiga querida!
Eu não conhecia a história de São Valentim, sabia? Adorei!!! Romântica como sou, não me faltou muito para as lágrimas caírem aqui pelos meus olhos...rsrs... Para mim a história original tem muito mais significado à data celebrada do que a brasileira... Afff... Tinha que ter o enfoque comercial mesmo! Ah, João Dória! Sempre crescendo os olhos nos cifrões...rsrs.. E o pior...ainda querendo levar vantagem explorando o lado mais romântico e puro das pessoas...
Por isso digo ao meu marido que Dia dos Namorados tem que ser todos! E temos que comemorar cada dia de união com paixão e romantismo, sendo gratos pelo amor que nos é dedicado, pelo cuidado e carinho que recebemos... É fácil??? Não!!! Teoria e prática nem sempre caminham lado a lado, mas se tivermos ao menos boa vontade e reconhecimento, podemos agradecer todos os dias pela dádiva do amor!
Grande beijo, minha amiga mais que querida!!!
Jackie

Ah, amiga... Eu já conhecia a historia, mas não sabia da parte da devolução da visão à sua amada. Lindo demais, né?
Vejo que nos outros países a celebração é muito mais simbólica - pessoas presenteiam com algo bem simples e baratinho, só para mostrar que se importam com o outro (às vezes, não precisa nem ser um namorado/a, mas um amigo, um filho...). Aqui a coisa é bem comercial mesmo, de modo que o amor acaba sendo medido pelo valor do presente! Absurdo total...
Mas espero que a história original contagie muita gente! E que o Dia dos Namorados seja todo dia!!!
Mil beijos,
Erica

Oi Érica... fiqui conhecendo o São Valentin hoje pela manhã... acordei com notícias dele hoje! KKKKKKKKKKKKKKK
Mas adorei seu post... e saber que o amor é realmente o que nos move não é?!
Beijussss

Oi, Val!
Verdade... No dia em que pararmos de amar, já não fará mais sentido viver!!!
Grande beijo,
Erica

Postar um comentário