segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O caso da mulher britânica que deu cerca de 57K libras a um golpista!!!

Posted by O amor está na rede On 10:36 10 comments

Quando dei a entrevista à Rádio Inconfidência na semana passada, este caso foi mencionado e resolvi escrever sobre ele (geralmente escrevo sobre casos brasileiros, mas acho muito válido mencionar este aqui).

A mulher em questão, Brenda Parke, não é uma provável vítima de golpe (é o que diz a BBC, mas, na minha opinião, ela é a perfeita vítima para um golpe deste tipo!): uma mulher de 60 anos, divorciada, atraente e autoconfiante, que teve uma carreira bem sucedida na área de turismo. Vive com seu cachorro numa casa confortável e, no ano passado, resolveu que era hora de partilhar sua vida com alguém e se inscreveu num site de relacionamentos.

Logo recebeu um email de "Bradford Cole", que dizia ser um executivo holandês trabalhando no Reino Unido. Brenda conta: "Seu perfil era muito interessante; eu gostei da sua voz e da sua aparência. E sua frase de chamada era 'honestidade é a melhor política'" (olha o cinismo...). Ele disse que tinha 46 anos e uma filha de 14 - sua mulher havia morrido há alguns anos.

Brenda e Bradford começaram a trocar emails regularmente e depois partiram para o chat e conversas telefônicas. Ele disse que buscava alguém para sua vida e Brenda mencionou a grande diferença de idade entre eles, mas ele falou que ela ainda era uma mulher bonita o que, para ela, foi um enorme elogio.

Ela admite que tudo o que sabia de Bradford eram alguns dados básicos de e sua foto no perfil, mas 3 meses depois os dois estavam se telefonando até 3 vezes por dia e desenvolvendo um enorme laço.

Num determinado momento, ele disse que precisava ir à República de Benim, na África, a negócios (dizia que trabalhava com computadores). Depois de uns dias, ele mencionou haver alguns problemas com um embarque, havia um atraso no transporte e havia impostos a serem pagos, mas não pediu dinheiro a Brenda. No entanto, logo depois ele disse que ele e sua filha haviam sofrido um acidente e que havia necessidade de pagar o hospital.

Sentindo-se responsável pela filha de Bradford, Brenda pagou 9.600 libras pelo hospital. E ele pediu mais 22.000 libras para pagar as taxas de importação do seu negócio. No final, envolvendo outros custos e taxas, Bradford conseguiu arrancar dela quase 57.000 libras (mais de 150 mil reais!!!!).

Por que ela fez isso? Porque, segundo ela, ele a fez acreditar que ela era a única pessoa no mundo que poderia ajudar... E hoje ela quer espalhar sua história para que outras pessoas não caiam nela.

Meus comentários:

- primeiramente, quero enfatizar aqui que estamos falando de um golpista dos bons, que perdeu muuuuito tempo com a vítima (geralmente, os golpistas fogem rápido quando percebem que não terão sucesso), mas somente porque percebeu que ela estava caindo no golpe e que, se insistisse um pouco mais, conseguiria arrancar dinheiro dela. E muito!

- alguém me explica como em 3 meses os dois se falavam várias vezes por dia, mas nunca se viram, sendo que ele trabalhava no Reino Unido?

- alguém me explica como alguém pede dinheiro para despesas de hospital e a pessoa não liga ao hospital e não pede comprovantes para checar se aquilo é verdade? Ainda assim, poderia ser tudo armação, mas seria difícil você achar o telefone de um hospital na net, ligar lá e aquele alguém específico que atender ter sido pago para contar mentiras... Se ela tivesse feito isso, o golpe nunca teria existido!!!

- se ela tivesse caído apenas no golpe do hospital (bem, cada um gasta seu dinheiro como quer e, obviamente, pensar no cara por quem você está apaixonada, junto à sua filha de 14 anos, no hospital poderia levar muita gente a fazer besteiras), até dava para entender um pouco. Agora gastar mais de 5 vezes mais do que na suposta conta do hospital para pagar despesas do negócio do cara... fala sério? Quem faria isso?

Honestamente, esse é o tipo de golpe em que só pessoas muito carentes e desprevenidas caem. E é nelas que os golpistas focam. Portanto, se você conhecer, principalmente, mulheres mais velhas, divorciadas e com dinheiro, que buscam parceiros para relacionamentos, na net ou não, avise-as para tomar cuidado.

Reflita: como alguém que você nunca viu arrancaria mais de R$ 150.000,00 de você? O problema está no golpista ou na vítima? Pense nisso!

Fonte: BBC UK


Dica de Erica Queiroz, O amor está na rede!!!

10 comentários:

O X é que todos querem levar vantagem e acaba com finais como este.
Abraços forte

Lamentavel confiar em pessoas que se dizem honestas , sinceras e que querem um amor verdadeiro, abusando da honestidade de uma mulher.Golpistas existem no mundo inteiro, mas as mulhers ,principalmente tem que ficar mais alertas para tal. Desconfiar de muitas maravilhas a primeira vista. Inclusive com seducoes de voucher de viagem para encontra=la e pedindo socorro em situacoes financeiras.
Nao acredite, investigue. Ligue para o hotel, hospital, para onde for. Nao cai em maos de golpistas.Preste atencao nos erros gramaticais.No linguajar.

Ótimo comentário! As pessoas devem prestar atenção em tudo, checar informações e suspeitar sempre que algo pareça estranho.

Abs,

Erica

Todas as pessoas em chat de relacionamento, buscam a sua cara metade. É um cartão de visita, aos golpistas de plantão. Eu sei de poucos casos que deram certo, mas de milhares que deram errados. Relacionamento tem que ser olho no olho, e no real.

Boa noite, foi de grande valor os comentários sobre golpistas, já cai acredita??Mais o que mais é atingido é os sites evangélicos,que não tem critério de seleção de pessoas,eles aplicam o golpe e fazem um novo perfil com outro nome outras fotos e continuam, mesmo denunciando, eles voltam com outro nome,fiquem realmente espertas,porque eu sou evangélica e cai no golpe em duas situações e histórias diferentes.Não acredite mesmooo,corta no começo pra não se apaixonar,ainda que temos Deus, que é Pai, e vai dar a eles o fim que merecem,que não é bom.

O problema é que a maioria das mulheres estão tão carente e não consegue ficar sozinhas e cai nesse golpe, é lamentável.

E quando no caso a mulher brasileira deixa claro q o q recebe mal da para sobreviver
viuva..filhos casados q precisam ser ajudados como sempre foram quando o marido vivo..ela se sentindo cupada por nao poder ajudar e principalmente por ter netos
Porque ele viria para o brasil a fim de ter um relacionamento serio ???estou neste problema ...semana que vem me convenceu de que esta chegando com a filha de quatro anos
se diz muito bem financeiramente e como ainda estou sencivel com perda de marido sinto que ele tambem esta e ainda com filha pequena
fazer o que?

estou sofrendo esse mesmo tipo de golpe ,a pessoa bem apresentavel bonito e se dizendo bem sucedido, nossa cada email ele se mostrou na cam ,a 1 mes nos falando e todas essas coisas ele informou que viria ao brasil esse dia 1 de fevereiro,quando foi na quintal mandou email dizendo que foi retirar os bens mas que so tinha 1000 mil dolares e que faltava 2500dolares e que ele prenderam os seu documentos e que se ate em 3 dias não ouvese o pagamento o mesmo seria preso ,queria ter algo para denucia-lo para que outras mulheres não se envolver com grapulas como esse,claro que não caiu no golpe ,pois se ele tem dinehiro no pais dele e não tem amigos mas pode ter advogados contador e se e bem sucedido tem que ter alguem de confiança deixei ele pensar que vou dar o dinheiro ele veio ate me ensinar como desposita para o exterio quero saber se tem como envia a foto dele para que uitas não venha cair no seu golpe.

Cara Erica,

Essa foi a minha primeira experiência em sites de relacionamento, Coroa Metade.
Fiquei encantada com a história comovente de um Sargento Americano servindo em Cabul, viúvo, com uma filha.
Assim que ele demonstrou ter encontrado a mulher de sua vida, eu fiquei maravilhada e mais ainda como as fotos enviadas. Mas, como ando investigando para não cair em golpes, fiz uma pesquisa e vi que as fotos não eram dele e que estavam espalhadas em varios sites de relacionamento, inclusive na Alemanha.
Não caí em golpe, mas poderia. Cancelei meu perfil neste site e bloquei os emails do "príncipe".
O nome do Sargento pode estar sendo usado indevidamente, mas como alertar o exército americano?
Abs,
Anonima

Não acredite, eu caso entrei em um golpe. O cara enviou uma foto ele com a flha, líndíssimo,,0
Olhos azuis feito duas contas, um porte atlético, falando de amor e que não conheceu a mãe, morreu quando ele nasceu e o pai foi assasinado por ser pastor e pregar a palavra de Deus, tem uma filha de nove anos, e a mãe faleceu de câncer.
Ele foi criado por uma irmã e que era deeira e ele morava em um covento com ele. Disse que estava me amando demais e viria para o Brasil e eu ia ser a esposa dele. Me informou que era engenheirocde navios petroleiros e chefe da equipe. Ligou paracmim dizento que estava em alto mar, e pediu que fizesse oração porque ele era temente a Deus. Informou: amor da minha vida o navio que está indo para o México, quando assinar o cntrato, e terminar o trabalho que ele viria para o Brasil.Estava feliz e tinha desejos de me beijar muito. (Eu o conheci em um site de amor perfeito.)Pois bem, hoje por volta das 10:00 da manhã me enviou uma menssagem no menssager do facebook dizendo que o navio estava afundando e como tinha documentos importantes dele e da empresa como/ dinheiro para pagar funcionários, contrato dele e documentos, a empresa pediu que eu enviasse com urgencia meu endereço, nome, sobrenome, Estado, cidade, telefone celular e fixo que eles iam serem resgatados e por segurança confiava em mim para guardar estes documentos, logo desconfiei e envie uma mensagem dizendo: amor...(para ele não desconfiae) irei rviajar e não é seguro deixar documentos tão importantes, que o correio iria entregar sem ninguem para receber. Disse que viria o mais rápido para o Brasil.
Ele enviou uma mensagem grosseria, dizendo que eu era mentirosa e uma idiota. Que não iria mais falar comigo, bloqueiou o menssager dele e eu desativei o dele.
Quero saber como faço para bloquear meu email? Que é google? Ja mudei a senha porque ele pediu para bloquear o site, porque daquela hora em diante eu seria só dele.Mas o meu email não quero mudar porque ja tem ha muitos anos.
Fui neste site e tomei um susto ao ver a foto que dizia ser ele. Escrito na camisa "Golpista"scaneia a foto de homens bonitos.Alexander Cliffordson.Não falou mais comigo. Porem tenho medo. Que faço? O face bloqueia mesmo? Não corro o risco do face desbloqueiar e ele entrar? E meu email no google? Como faço para não receber mais dele? Me ajudem estou com muito medo. Sou viuva e moro so.
Afeadeço a atenção. Abraços para todos

Postar um comentário